No âmbito do Dia da Logística, celebrado no passado dia 11 de abril, a ICP foi distinguida com o prémio “Excelência Logística” na XXIX edição dos Prémios CEL. A jornada, celebrada no Espaço Bertelsmann de Madrid, reuniu os diretores e profissionais mais importantes do sector.

Este prémio é concedido aos projetos relacionados com a inovação na gestão da cadeia de fornecimento de qualquer sector económico. Este ano, o galardão foi entregue à ICP pelo projeto “Transformação digital na última milha do retail”, um caso de sucesso entre ICP e Worten.

Rafael Lusarreta, CEO da ICP, recebeu o prémio da mão de XXXXXXXXXXXXXX e manifestou o seu agradecimento: “Este projeto foi encarado por nós com grande importância e empenhamo-nos ao máximo para que a solução logística fosse ao encontro das expectativas da Worten. Fruto desta exigência, criamos um serviço à medida que acrescenta muitíssimo valor às entregas de última milha. Quero agradecer a toda a equipa da ICP pela sua entrega e dedicação, e ao nosso partner Worten, por ter confiado em nós para este repto logístico.”

O projeto vencedor parte da necessidade de solucionar um problema de rastreabilidade e eficiência na distribuição B2C da Worten.

O problema principal prendia-se com o facto de não existir nenhuma via de transmissão de dados em tempo real no processo de recolha, entrega e instalação dos produtos de gama branca. Isto originava inúmeras incidências onde não se dispunha de qualquer informação, por exemplo, da causa da incidência, do nome do transportador ou, mesmo, o estado do próprio pedido.

Por outro lado, em algumas ocasiões, durante o transporte para casa do cliente danifica-se o produto levando o cliente a devolver o mesmo. A logística inversa ganha especial importância aqui, uma vez que dá lugar a grandes custos económicos e, além disso, representa uma má experiência de compra para o cliente final.

Em conjunto com a Worten a ICP desenvolveu uma solução completa e à medida para dar resposta a estas necessidades. A solução desenvolvida foi uma aplicação digital que permite oferecer visibilidade e total rastreabilidade durante todo o processo de entrega.

A resposta a estes pontos oferece um valor diferencial que permite que a Worten tenha o controlo em qualquer momento e, inclusivamente, possam implementar outras ações para potenciar a fidelização do cliente. Desta forma, o que no início poderia ser uma má experiencia do cliente transforma-se numa experiencia positiva, juntando-lhe ainda a poupança dos custos de devolução de um produto de grande dimensão e envergadura.

Com este projeto, a ICP demonstrou mais uma vez a sua flexibilidade e adaptabilidade, criando uma ferramenta capaz de solucionar problemas de eficiência no transporte, na rastreabilidade das entregas e na própria gestão de custos derivados da logística inversa.