Quem é a Worten?

Worten, a marca de distribuição de eletrodomésticos, eletrónica de consumo e de entretenimento do grupo SONAE, chega a Espanha em 2008 com a aquisição de 9 lojas da cadeia Boulanger.

Atualmente, presente na Península Ibérica com mais de 60 estabelecimentos e uma forte operação na loja online, as suas necessidades de melhoria do omnicanal através de maior eficiência logística, levaram a confiar na ICP.

Os resultados da colaboração são visíveis. Pedro Chainho, Head of Supply Chain da Worten, conta-nos de seguida.

 

Qual o ponto de partida da Worten na sua estrutura logística?

Partíamos de uma situação complexa. Tínhamos um sistema misto, meio outsourcing, em que o espaço era nosso, a operação e as pessoas eram geridas por um fornecedor de serviços. Um modelo de custo fixo, muito forte no offline, mas com muitas oportunidades de melhoria no online e no omnicanal.

 

Quais são as necessidades da Worten a nível logístico?

Fundamentalmente, precisávamos de um parceiro logístico capaz de facilitar e otimizar os processos que se levam a cabo na gestão da cadeia de abastecimento e contribuir com valor acrescentado para os pontos-chave da nossa estratégia, a curto, médio, mas sobretudo a longo prazo.

O facto é que procurávamos um sistema diferente, um software novo e flexível para dar resposta a todas as situações que encontramos no dia-a-dia: pedidos em loja, mas também online, transferência de produtos entre lojas por necessidade ou excesso, produtos de diversos formatos e tamanhos (desde um telemóvel até um frigorífico) com todas as peculiaridades que tem cada um.

Por exemplo, uma máquina de lavar roupa precisa que juntamente com o transporte seja gerida a instalação da mesma. Quer dizer, não precisávamos apenas de transportar e armazenar os nossos produtos, mas também conseguir que cada elemento da cadeia estivesse preparado para qualquer mudança e que fosse facilmente adaptável às necessidades do nosso mercado.

 

Quais as vantagens de contar com a ICP como parceiro estratégico?

Contar com ICP como parceiro estratégico permitiu-nos reforçar a nossa vantagem competitiva e presença no mercado espanhol ao ter desenvolvido para nós uma solução logística totalmente à medida, adaptada ao tipo de referências que fazem  parte do nosso catálogo; referências cuja grande variedade de formatos e tamanhos supõem um grande desafio, sobretudo, para aqueles produtos de maior volume.

O sistema informático desenvolvido por ICP integra-se totalmente com os que temos na Worten, permitindo-nos ter um controlo total de tudo o que ocorre em armazém; realizar o seguimento das expedições, rever todos os movimentos por referência ou ter uma visão global de todo o stock em tempo real.

Da mesma forma, desenvolveu aplicações móveis à medida para a gestão de incidências e de transporte, que nos permitirá oferecer aos nossos clientes uma solução em tempo real, no caso em que o produto tenha algum problema ou incidente durante o seu transporte.

O serviço que nos oferece a ICP, inclui também a gestão da logística inversa e o serviço de pós-venda para levar a cabo todas as operações relacionadas com o processo de devolução de produtos.

Como foi efetuada a transição e como se leva a cabo a operação atualmente?

A transição foi efetuada de uma forma rápida e eficaz. Uma mudança tão importante num sistema desta envergadura é muito complicado de levar a cabo. Porém, e ainda que seja um processo crítico pelo impacto que pode ter no negócio, finalizou-se corretamente e foi concluído em um mês.

A verdade é que estamos muito satisfeitos com o esforço realizado por parte da equipa da ICP para que a operação tivesse o mínimo impacto possível na nossa atividade diária.

 

Qual é o resultado da mudança? Qual foi o impacto na sua empresa com esta mudança estratégica?

Resumo em que o resultado mais palpável é na nossa operação online, desde o mínimo detalhe e a possibilidade de dispor da última tecnologia logística como base para continuar a crescer.

ICP fez com que a logística passasse de uma necessidade a uma oportunidade de criação de melhorias, competitividade e diferenciação no mercado.

Além disso, o desenvolvimento escalável e à medida que proporciona a equipa da ICP, permite-nos ultrapassar algumas limitações e personalizar cada processo ao máximo.

 

Em relação à parceria estabelecida com a ICP, o que esperam conseguir nos próximos anos?

O objetivo é continuar a crescer e definir outras oportunidades para melhorar a nossa logística. Para isso, seguiremos contando com a ICP e a ideia é que pouco a pouco integremos outros serviços que nos sirvam de apoio para criar valor para os nossos clientes.

Também consideramos fundamental o desenvolvimento de sistemas e software à medida das nossas necessidades.

Isto abre-nos um grande leque de possibilidades e aumenta a nossa capacidade de resposta, sempre com a confiança de alcançar o sucesso em qualquer mudança que necessitemos implementar.

Pedro Chainho
Head of Supply Chain de Worten