Oferece ao teu cliente uma experiência de compra 360o

Com o aparecimento de novas tecnologias surge um novo tipo de consumidor, acostumado à utilização de diferentes dispositivos para comunicar e efectuar as suas compras. Este cliente reclama tanto comunicação multicanal (web, SMS, email…) como logística multicanal (envio ao domicilio, recolhas em loja… ). O mesmo é dizer, que quer ter ao seu dispor o maior número possível de formas de compra e entrega.

Todos estes serviços adaptam-se ao ritmo de vida de cada consumidor, favorecendo as vendas e reforçando a imagem de marca das empresas.

 

Omnicanal Vs Multicanal

Actualmente muitas empresas oferecem diferentes serviços de transporte: entrega em loja, envios ao domicilio com entregas no próprio dia, entregas em 24 horas, horário combinado, recolha nas estações de correios, recolha em pontos de conveniência, cacifos nas estações de comboios e aeroportos… Da mesma forma que outras oferecem diferentes vias de comunicação com o cliente através dos meios on line (web, email, redes sociais…) ou mediante canais mais tradicionais como lojas físicas, contact center ou SMS.

A necessidade que as empresas sentem em oferecer todos estes serviços faz com que estas se associem a diferentes fornecedores. Isto pressupõe maior investimento em recursos humanos e económicos, que nem todos os negócios conseguem acompanhar. Tendo ainda que juntar a isso a disparidade de fornecedores, que não permite oferecer ao cliente uma experiência de compra homogénea.

Uma experiencia omnicanal consiste em manter informado o cliente durante todo o processo, através de todos os canais, independentemente do modo entrega. Isto abre novas possibilidades de comunicação não exploradas até agora. Por exemplo, a opção que o cliente contacte com a empresa através de twitter para solicitar uma alteração de morada de entrega, da mesma forma como se estivesse a contactar com um call center. Para isso, deve conseguir-se um parceiro que integre os canais de comunicação e os canais logísticos para, dessa forma, oferecer uma experiencia de compra global.

 

Caso de sucesso

Na ICP levamos mais de 8 anos a construir e a desenvolver operações omnicanal para os nossos clientes, de diferentes sectores e com distintos volumes de negócios. Um claro exemplo de uma operação deste género é a que se encontra implantada num dos maiores operadores de telecomunicações da Europa.

As chaves do nosso sucesso são:

  1. Integração com os sistemas do cliente.
  2. Integração com os transportadores.
  3. Comunicação com o cliente.
  4. Informação em tempo real.

 

A Omnicanalidad é o presente

A implementação de uma estratégia omnicanal, não só contribui para a melhoria dos resultados e para a experiencia sentida pelo cliente, mas também permite á empresa ser mais eficiente, melhorando os seus tempos de resposta tanto na comunicação com os seus clientes, como nos próprios processos logísticos. A ICP criou um serviço adaptável a qualquer empresa graças á integração de todos os canais de comunicação e de entrega, permitindo aceder a uma infinidade de serviços, deixando a porta aberta á evolução e ao progresso.