A ICP Logística incorpora nas suas instalações um novo sistema automático de armazenamento e preparação de pedidos de alto rendimento, convertendo-se na primeira companhia logística a operar com esta tecnologia da SSI Schaefer na Europa.

Líder na inovação tecnológica, apostada no desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas aos processos logísticos, por isso, as suas instalações estão equipadas com sistemas robotizados e automatizados de armazenagem e picking. A ICP é um exemplo de inovação aplicada á sua cadeia de fornecimento, que oferece um serviço óptimo e personalizado capaz de antecipar-se às mudanças de um mercado em constante evolução.

Novo sistema shuttle de armazenamento e picking

Em consequência do aumento da procura, a ICP aumenta a sua capacidade com a incorporação dum armazém automático de alto rendimento na sua sede em Meco, Madrid.

A filosofia de inovação e melhoria contínua da ICP levou a que a sua equipa de engenheiros encontrasse a solução mais avançada do mercado, contando com a Schaefer como fornecedor, para a instalação dum sistema de armazenamento com capacidade para 18.490 localizações, que permitirá duplicar o seu rendimento.

Este sistema, único na Europa, permitirá aumentar a velocidade da preparação de pedidos para cumprir com as actuais exigências dos consumidores: “same day deliveries” e entregas em 2 horas.

Inovação tecnológica

Este sistema de armazenagem e picking conta com uma capacidade de abastecimentos de 1.400 ciclos duplos por hora que fornecem mercadoria aos postos ergonómicos de picking, com uma capacidade de preparação de 5000 linhas/hora.

Este novo sistema está desenhado para minimizar ao máximo possíveis desvios, sendo constante o controlo da mercadoria durante todo o processo de picking. Para levar a cabo este exaustivo controlo, o sistema verifica as referências que inclui em cada pedido mediante um sistema laser que comprova o EAN e o peso do artigo, identificando, assim, se coincide com as indicações do pedido.

A incorporação deste shuttle pressupõe uma melhoria de rendimento e produtividade, permitindo estabilizar a curva da procura e dar resposta a pedidos com alta variabilidade de forma mais rápida e eficaz.