A nova tendência tecnológica, Internet of Things, põe ao alcance de todos a ligação entre dispositivos, a qual supõe um novo repto para as empresas, que mais que nunca, têm que estar na linha da frente na inovação para se destacar entre os seus concorrentes.

 A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) refere-se à ligação de objectos quotidianos à internet, criando redes que conectam a utilização e os hábitos do consumidor. Na actualidade o uso de Smartphones e Smart TV está amplamente implementado, no entanto as grandes marcas tecnológicas já estão a ampliar o portefólio de produtos inteligentes.

Segundo um estudo realizado pela Zebra Technologies Corporation, 97% das empresas do sector industrial, considera que a Internet das Coisas será uma das iniciativas tecnológicas que produzirá um maior impacto nos próximos anos. A recopilação dos dados de consumo dos utilizadores, permitirá às empresas adaptar a produção e o desenho dos produtos às exigências do mercado.

Consciencializados das vantagens de aplicar a IoT no sector logístico, a ICP está a desenvolver um packaging inteligente, que conta com diferentes sensores que enviam informação em tempo real e lhe permite conhecer o estado do conteúdo de cada pedido:

  1. Geolocalização: situa o pedido no mapa em tempo real.
  2. Termómetro: permite saber a temperatura a que se encontra o produto, a qual é indispensável para a manipulação de produtos alimentícios e farmacêuticos.
  3. Sensores de humidade: identificam o nível de humidade a que está exposta a mercadoria, para comprovar se se molhou, e o lugar e o momento.
  4. Sensores de movimento e de danos: os sensores identificam os contactos e os danos sofridos, para analisar o comportamento do envio durante todo o processo e assim saber se um produto se poderá ter danificado durante o trajecto.

A obtenção destes dados permitirá corrigir possíveis discrepâncias, manter informado o cliente em todo momento do estado da mercadoria e oferecer uma resposta imediata ante possíveis incidências. Este novo projecto é um passo mais na obtenção de dados e sincronização de sistemas que a equipa informática da ICP Logística tem desenvolvido desde do nascimento da empresa.

A ICP Logística é um exemplo de inovação aplicada aos processos operativos, os quais a posicionam como líder no sector, oferecendo aos seus clientes o melhor serviço e antecipando-se às mudanças de um mercado em constante evolução.

infografia Internet of things